Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Relatório de aula prática 1: CARBOIDRATOS – Identificando Amido em nossos Alimentos.

CARBOIDRATOS – Identificando Amido em nossos Alimentos.

Introdução
 O Amido é um polissacarídeo, sendo a principal substância de reserva energética de plantas e algas formadas por moléculas de glicose ligadas entre si, dessa forma, não o encontramos em alimentos de origem animal.
Desempenha diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central. O corpo vai usar todos os artifícios para manter essas células alimentadas, pois o suprimento de glicose não pode parar. Com a diminuição de carboidratos da dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando possível perda da massa muscular. A ingestão correta de carboidrato previne o uso da proteína muscular.

Objetivo
Identificar a presença dos carboidratos pela reação com o reagente em diferentes alimentos.

Material e Métodos

  • 0,5 g de Feijão cozido;
  • 0,5 g de Sal de cozinha;
  • 0,5 g de Açúcar cristal;
  • 0,5 g Farinha de trigo;
  • 0,5 g Fubá;
  • 0,5 g Arroz cozido;
  • 0,5 g macarrão cozido
  • 0,5 g de batata crua
  • 0,5 g de batata cozida
  • 09 Tubos de ensaio;
  • 01 Béquer
  • 15 mL de Água da torneira;
  • 01 Conta gotas;
  • 01 Suporte para tubos de ensaio;
  • 01 Pincel para vidro.
  • 01 Pinça

 Reagentes e soluções: 45 gotas do Corante Lugol.
 Métodos:
No dia 08 de março organizamos os tubos de ensaio no suporte para tubos e os numeramos, com o pincel, de 1 a 9:

Figura 1- Os tubos foram organizados no suporte para tubos e numerados de 1 a 9.

Com o auxilio da pinça colocamos os alimentos nos seus respectivos tubos: 
Figura 2- Os alimentos foram colocados no tubo com o auxilio da pinça.
Tubo 1: Feijão
Tubo 2: Sal
Tubo 3: Açúcar
Tubo 4: Farinha de Trigo
Tubo 5: Fubá
Tubo 6: Arroz
Tubo 7: Macarrão
Tubo 8: Batata crua
Tubo 9: batata cozida

Os alimentos foram colocados ate a medida da metade do suporte para tubos.
            Após colocar os alimentos, foi adicionada água da torneira, com o auxilio do béquer, em todos os tubos até a medida da altura do suporte para tubos.
  Figura 3- Com o auxílio do béquer, foi adicionada a água nos tubos        
          
            Em seguida, movimentamos os tubos para que os alimentos se misturassem com a água.
.                                                     Figura 4- Os tubos foram movimentados para a mistura da  água com os alimentos.



            Com o auxilio do conta gotas, foi adicionado cinco gotas do corante Lugol em cada tubo e observado a coloração que se formava.
Figura 5- Foram adicionadas cinco gotas de Lugol em cada tubo de ensaio...

Resultados e Discussão

Após o adicionamento do Lugol observamos a seguinte mudança de coloração:
Tubo 1: Coloração inicial: transparente;
Coloração final: roxo claro.

Tubo 2: Coloração inicial: branco;
Coloração final: amarelado.

Tubo 3: Coloração inicial: transparente;
Coloração final: amarelado.

Tubo 4:Coloração inicial: branco;
Coloração final: roxo.

Tubo 5:Coloração inicial: amarelado;
Coloração final: roxo claro.

Tubo 6: Coloração inicial: branco leitoso;
Coloração final: roxo claro.

Tubo 7: Coloração inicial: transparente;
Coloração final: roxo claro.

Tubo 8: Coloração inicial: transparente;
Coloração final: roxo.
Tubo 9: Coloração inicial: transparente;
Coloração final: roxo claro.

Assim, podemos observar a presença de amido nos alimentos pela tabela.

Tabela 1- Verificando a presença de amido nos alimentos.

 Conclusão

                Com o uso do Lugol foi possível constatar que o Feijão, Farinha de trigo, Fubá, Arroz, Macarrão e a Batata possuem o amido (após a aplicação do Lugol a cor resultante foi roxa assim constatando que havia amido nos alimentos) enquanto o Sal e o Açúcar não possuem (após a aplicação do Lugol a cor resultante não foi roxa assim constatando que não havia amido nesses alimentos).




Relatório apresentado a Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, curso de Biologia Licenciatura, 3º período, como forma de avaliação parcial na disciplina de Bioquímica.




Referências Bibliográficas:  LACERDA, Guilherme Araújo 2013 Manual de aulas práticas em Bioquímica... / GuilhermeAraújo Lacerda. – Montes Claros : UNIMONTES,

5 comentários:

  1. Bom dia, Gostaria de saber qual a ação do Lugol. Por que este foi usado para a identificação do carboidrato? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rayssa, Nós sabemos que o amido é formado pela combinação da amilose com a amilopectina. Também sabemos que a amilose forma um complexo azul com o iodo, enquanto a amilopectina forma um complexo vermelho.
      Assim sendo, o iodeto de potássio é adicionado para aumentar a solubilidade do iodo por formação do ânion triatômico I3- .
      O amido quando tratado com Lugol, modifica sua coloração, pois o amido reage com o iodo na presença de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa, sendo visivel em concentraçoes minimas de iodo.
      Espero ter ajudado :)

      Excluir
  2. eu queria o relatorio completo dessa aula pratica pode mim passa!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem e divulgação da boa prática em ciência/biologia!!

    ResponderExcluir