CARBOIDRATOS – Identificando Amido em nossos Alimentos.
Introdução
O Amido é um
polissacarídeo, sendo a principal substância de reserva energética de plantas e
algas formadas por moléculas de glicose ligadas entre si, dessa forma, não o
encontramos em alimentos de origem animal.
Desempenha
diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do
sistema nervoso central. O corpo vai usar todos os artifícios para manter essas
células alimentadas, pois o suprimento de glicose não pode parar. Com a diminuição
de carboidratos da dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produzir
energia, causando possível perda da massa muscular. A ingestão correta de
carboidrato previne o uso da proteína muscular.
Objetivo
Identificar a presença dos carboidratos
pela reação com o reagente em diferentes alimentos.Material e Métodos
- 0,5 g de Feijão cozido;
- 0,5 g de Sal de cozinha;
- 0,5 g de Açúcar cristal;
- 0,5 g Farinha de trigo;
- 0,5 g Fubá;
- 0,5 g Arroz cozido;
- 0,5 g macarrão cozido
- 0,5 g de batata crua
- 0,5 g de batata cozida
- 09 Tubos de ensaio;
- 01 Béquer
- 15 mL de Água da torneira;
- 01 Conta gotas;
- 01 Suporte para tubos de ensaio;
- 01 Pincel para vidro.
- 01 Pinça
Reagentes
e soluções: 45 gotas do Corante Lugol.
Métodos:
No dia 08 de março organizamos os tubos de ensaio no suporte para tubos e
os numeramos, com o pincel, de 1 a 9:
Figura 1- Os tubos foram organizados no suporte para tubos e numerados de 1 a 9.
Com o auxilio da pinça colocamos os alimentos nos seus respectivos tubos:
Figura 2- Os alimentos foram colocados no tubo com o auxilio da pinça.
Tubo 1: Feijão
Tubo 2: Sal
Tubo 3: Açúcar
Tubo 4: Farinha
de Trigo
Tubo 5: Fubá
Tubo 6: Arroz
Tubo 7: Macarrão
Tubo 8: Batata
crua
Tubo 9: batata
cozida
Os alimentos
foram colocados ate a medida da metade do suporte para tubos.
Após colocar os alimentos, foi
adicionada água da torneira, com o auxilio do béquer, em todos os tubos até a medida da altura do suporte para tubos.
Figura 3- Com o auxílio do béquer, foi adicionada a água nos tubos
Em seguida, movimentamos os tubos
para que os alimentos se misturassem com a água.
. Figura 4- Os tubos foram
movimentados para a mistura da água
com os alimentos.
Com o auxilio do conta gotas, foi
adicionado cinco gotas do corante Lugol em cada tubo e observado a
coloração que se formava.
Figura 5- Foram adicionadas cinco gotas de Lugol em cada tubo de ensaio...
Resultados e Discussão
Após o adicionamento
do Lugol observamos a seguinte mudança de coloração:
Tubo 1: Coloração inicial: transparente;
Coloração final: roxo claro.
Tubo 2: Coloração inicial: branco;
Coloração final: amarelado.
Tubo 3: Coloração inicial: transparente;
Coloração final: amarelado.
Tubo 4:Coloração inicial: branco;
Coloração final: roxo.
Tubo 5:Coloração inicial: amarelado;
Coloração final: roxo claro.
Tubo 6: Coloração inicial: branco leitoso;
Coloração final: roxo claro.
Tubo 7: Coloração inicial: transparente;
Coloração final: roxo claro.
Tubo 8: Coloração inicial: transparente;
Coloração final: roxo.
Tubo 9: Coloração inicial: transparente;
Coloração final: roxo claro.
Assim, podemos observar a
presença de amido nos alimentos pela tabela.

Tabela 1- Verificando a
presença de amido nos alimentos.





Conclusão
Com o uso do Lugol foi possível
constatar que o Feijão, Farinha de trigo, Fubá, Arroz, Macarrão e a Batata
possuem o amido (após a aplicação do Lugol a cor resultante foi roxa assim
constatando que havia amido nos alimentos) enquanto o Sal e o Açúcar não
possuem (após a aplicação do Lugol a cor resultante não foi roxa assim
constatando que não havia amido nesses alimentos).
Relatório
apresentado a Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, curso de Biologia
Licenciatura, 3º período, como forma de avaliação parcial na disciplina de Bioquímica.
Referências Bibliográficas: LACERDA, Guilherme Araújo 2013
Manual de aulas práticas em Bioquímica... / GuilhermeAraújo Lacerda. – Montes
Claros : UNIMONTES,
Bom dia, Gostaria de saber qual a ação do Lugol. Por que este foi usado para a identificação do carboidrato? Obrigada.
ResponderExcluirBom dia Rayssa, Nós sabemos que o amido é formado pela combinação da amilose com a amilopectina. Também sabemos que a amilose forma um complexo azul com o iodo, enquanto a amilopectina forma um complexo vermelho.
ExcluirAssim sendo, o iodeto de potássio é adicionado para aumentar a solubilidade do iodo por formação do ânion triatômico I3- .
O amido quando tratado com Lugol, modifica sua coloração, pois o amido reage com o iodo na presença de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa, sendo visivel em concentraçoes minimas de iodo.
Espero ter ajudado :)
Ajudou sim, obrigada :)
ResponderExcluireu queria o relatorio completo dessa aula pratica pode mim passa!
ResponderExcluirParabéns pela postagem e divulgação da boa prática em ciência/biologia!!
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